Datas comemorativas são excelentes oportunidades para alavancar vendas em empresas de todos os segmentos, em todo o mundo, mas apenas “participar” de uma data comemorativa é suficiente?
Você tem uma estratégia de vendas para a data comemorativa?
O fato é, se você não montar uma boa estratégia de venda, você não venderá mais do que seu concorrente que não fez.
E como montar uma estratégia de venda que funcione?
Preparamos 4 passos são importantes você montar seu plano:
1 – Pesquise bem sobre a data a ser trabalhada.
Conheça bem todo o contexto da data comemorativa, você tem que saber como ela surgiu e qual influência dela na sociedade, por ex: você sabia que o dia das Mães é a 2º data comemorativa que mais vende no ano!? E que o real objetivo do Black Friday era desocupar os estoques parados das lojas para a renovação dos produtos de natal?
2 – Para quem você vai vender?
Agora que você já conhece bem a data que vai ser trabalhada, você tem que conhecer qual o gosto do público que vai ou gostaria de comprar seu produto. Afinal uma promoção de data comemorativa poder surgir como uma oportunidade para as pessoas que desejam seu produto, mas nunca conseguiram ter.
3 – O que você vai vender?
Sua oferta principal dever ser o produto mais procurado do seu mercado. Seu público precisa desejar a compra. O produto que você está ofertando combina com a data? Aproveite isto para ser o diferencial em sua campanha.
4 – Como você vai ofertar seu produto?
A dica para esse 4º passo é: Tenha uma campanha arrojada. Atrair seus clientes pelo visual, seja na sua loja, seja na internet, com a interação de seus vendedores associadas com a campanha aumenta em até 80% as chances de vender seu serviço/produto. Você sabia que 84,7% das pessoas acreditam que a cor e a estética são os principais fatores na escolha de um produto ou serviço.
5 – Faça o inesperado [Bonus]
Público definido, produto a postos, campanha visual elaborada, mas você pode fazer mais!
Seja criativo e ousado.
Um bom exemplo de uma boa estratégia de comunicação aplicada para uma data comemorativa é o case da Burger Kinkg feito para o Halloween.
Case de Sucesso:
O Halloween: dia de se escolher uma fantasia assustadora, a Burger King, nos EUA, se fantasiou-se da sua maior concorrente, a Mc Donalds, para “assustar” os clientes.
A ação criada pela agência DAVID The Agency Miami, responsável pelo marketing do Burger King, trazia nas caixas de hambúrguer, a mensagem “Bu! Brincadeira, nós ainda grelhamos no fogo os nossos hambúrgueres” – uma menção ao carro-chefe da marca: dizer que suas carnes são feitas como churrasco na grelha, diferente dos concorrentes.
No letreiro de uma lanchonete da marca em Nova York foi coberto com um lençol branco, como um fantasma, onde as sobrancelhas do fantasma lembram os arcos dourados do McDonald’s.
Uma ação simples com o custo de algumas caixas de hambúrgueres e alguns lençóis fez a marca ser a coisa mais comentada do Halloween na internet. Algo mais ousado que isso?
O fato é que se você não tem um método para seguir, é possível que você não consiga alavancar seus resultados e nós da AM9 Comunicação podemos ajudar você e o seu negócio na construção de um material arrojado, afim de trazer melhores resultados para sua empresa.